História e génese
A THE GREAT COVO COMPANY nasceu da necessidade e do interesse de reunir numa só sociedade um conjunto diversificado de actividades, organizadas num quadro lógico e conceptual promotor de uma melhor gestão integrada, de uma melhor racionalização de meios e recursos, fomentando a eficiência e a eficácia, possibilitando um desenvolvimento mais alargado e aprofundado de parcerias colaborativas e novas dinâmicas empresariais, concentrando esforços e dirigindo a acção para os resultados e o incremento dos factores de escala, dimensão e impacto gerados.
De facto, no mundo actual, assiste-se a um desenvolvimento económico cada vez mais complexo, espelhado no crescimento da diversidade de actividades e áreas de intervenção, na intensificação da especialização, nas visões estratégicas e novas linhas de desenvolvimento, nas interligações dinâmicas e sinergias estabelecidas entre as empresas, no processo acelerado de globalização, e no quadro normativo e regulatório cada vez mais preciso e incisivo.
Se esta complexidade cria enormes desafios e oportunidades às empresas e aos empresários, gerando a possibilidade de uma maior riqueza funcional, expressão de uma economia vibrante, também é verdade que o caminho a percorrer pode ser mais difícil e competitivo. Neste sentido, o mundo actual demonstra um enorme potencial de acção, e é de se ver que o progresso e desenvolvimento em curso se espelhe cada vez mais no tecido económico e na estrutura empresarial de cada país, sendo que a diversidade de oportunidades se reflicta na diversidade de empresas. Assim, essa potencialidade e diversidade coloca a iniciativa privada face a dois e fundamentais modelos de acção e crescimento.
Um modelo, prossegue a ideia de se irem constituindo empresas à medida que se vai alargando o espectro de actividades económicas e criando sucessivamente tais interligações entre elas, visando incrementar forças e factores de escala, dimensão e impacto gerados, num nexo de grupo empresarial. Outro modelo, assente num quadro lógico e conceptual iluminado por uma prévia visão de desenvolvimento futuro, consiste em criarem-se empresas - departidas e tipificadas em unidades orgânicas - que fiquem desde logo sob uma mesma estrutura de governo e administração que assegure, com eficácia e eficiência, num modelo flexível e adaptável, uma organização e funcionamento internos bastantes para a formulação e implementação de orientações estratégicas e programáticas de forma coerente e harmoniosa.
A constituição da THE GREAT COVO COMPANY adoptou este segundo modelo, e deve a sua génese à vontade e motivação do grupo de pessoas que ao longo dos últimos dez anos houveram de forma continuada prosseguido desenvolvimentos e adquirido experiências e competências nas várias actividades económicas, áreas de intervenção e domínios de especialização propostos por esta sociedade. Assim, a sociedade assenta em dois importantes pilares: (I) Sendo recentemente constituída, é jovem e com visão de futuro; (II) Estando no fim de uma linha de crescimento, aprendizagem e maturação, envolvendo empresas e recursos humanos, nasce com conhecimentos e experiências solidamente adquiridos para a promoção de inovação e competitividade, e implementação de novas medidas, processos e metodologias.
A sociedade deve o seu nome ao rio Covo, situado no Concelho de Vila Nova de Paiva, bordejando com águas puríssimas algumas propriedades de sua gestão, simbolizando a água pura em perpétuo movimento, fonte natural de vida e de desenvolvimento.